António Mira nasceu em Montemor-o-Novo em 1964, onde fez o ensino básico e secundário.
Em 1990 concluiu a licenciatura em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e em 1999, depois uma breve passagem pelo Parque Natural da Serra de S. Mamede, como técnico responsável pela inventariação dos mamíferos, conclui o Doutoramento em Biologia na mesma Universidade.
Deste 1999 que é professor na Universidade de Évora onde leciona disciplinas nas áreas da gestão e conservação da biodiversidade.
A investigação principal centra-se na avaliação dos efeitos negativos da destruição e fragmentação
dos habitats, por causas humanas, na fauna, particularmente de mamíferos.
Muita da sua pesquisa tem sido realizada nos montados alentejanos, sistemas particulares e muito ricos em termos de biodiversidade. Neste âmbito destaca-se o trabalho que coordenou respeitante à caracterização da fauna no Sitio de Monfurado com o objetivo de perceber de que forma os diferentes tipos de maneio do sistema influenciavam as comunidades faunísticas. Um aspeto importante da sua investigação é a aplicabilidade que tenta que os seus resultados possam ter, de modo a permitir formas de gestão dos usos do solo mais sustentáveis e compatíveis com a elevada riqueza faunística dos ecossistemas mediterrânicos.
Deixe uma Resposta