A land art, entendida como disciplina artística que utiliza a paisagem como matéria prima essencial à construção da sua obra, surge associada ao conceito que está na génese do Safira | FESTIVAL DE ARTES NA PAISAGEM.

Para além da vontade de trazer as artes performativas para o exterior e de lhes proporcionar um “palco natural”, cujo potencial cénico parecia ser inesgotável, sempre existiu o desejo de ver nascer obra resultante da modelação dos recursos caraterísticos do ecossistema local, o montado Alentejano, ou inspirada neles.

Em 2011, o principal trabalho desenvolvido nesta área foi da autoria de Cristina Ataíde, que concebeu quatro intervenções que marcaram a imagem do festival. A sua azinheira vermelha mantêm-se como simbolo do Safira. Noutra escala, J. T. Féria, criou duas obras, Roadway to heaven e Passagem e Tiago Fróis instalou a sonoescultura Le vite.

Na edição de 2012, o número de obras criadas foi maior, proveniente de diferentes áreas e abordagens artísticas, designadamente:

– A aposta na criação de “paisagens sonoras” é para continuar, dada a sua adequação ao contexto territorial onde o Festival acontece, e a grande riqueza e diversidade de sons existente no local.

Neste âmbito, Tiago Fróis repetiu a participação, tendo apresentado o projecto Estação elevatória; Simão Costa trouxe as cymatics – interactive vibrating boards, peças que integram o seu projeto c_Vib e Eunice Artur desenvolveu o projecto e não como um movimento por si só.

– Num registo mais plástico, de integração natural na paisagem preexistente contámos com o coletivo formado por Carlos A. Ribeiro, Ivo e J. T. Féria, que concebeu uma intervenção site specific, constituída por 3 grupos de peças realizadas em palha.

Victor Beiramar Diniz também realizou uma intervenção de pequena escala na paisagem, muito súbtil, só perceptível na escuridão.

Apesar de não termos desenvolvido projectos de land art nesta edição, esta é uma área em que queremos investir futuramente.

Categorias: Land art | Artes plásticas

Subscrever

SAFIRA 14 :: Festival de Artes na Paisagem

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s